Central de Atendimento:

(11) 2381-9263
(11) 2381-9264
(11) 2381-9265
Seja bem-vindo Quinta-Feira, 30 de Junho de 2022

Ergonomia


A Ergonomia é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema e também é a profissão que aplica teoria, dados, princípios e métodos para projetar a fim de aperfeiçoar o bem-estar do ser humano e o desempenho geral de um sistema.

Ergonomia

O conceito de Ergonomia se aplica à qualidade de adaptação de um maquinário e seu operador, proporcionando um eficaz manuseio e evitando um esforço extremo do trabalhador na execução do trabalho.

Função da Ergonomia:

A Ergonomia contribui para o projeto e avaliação de tarefas, produtos, trabalhos, ambientes e sistemas, com objetivo de tornar compatível com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.

A Ergonomia se ocupa das questões relativas à vida laboral moderna, sobretudo na Ergonomia industrial. Trata da prevenção dos acidentes laborais, sugere a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, cria métodos laborais, sistemas de retribuição de acordo com o rendimento (valorização, estudo do trabalho) e determina tempo de trabalho.

As lesões por esforço repetitivo (LER) são um dos problemas físicos mais comuns que pode causar limitações ou mesmo incapacidade de trabalhar. Utilizar soluções ergonômicas no local de trabalho é uma iniciativa que pode aumentar significativamente os níveis de satisfação e eficiência do trabalhador.

Os fatores humanos ou Ergonomia abrange áreas como:

  • Aeronáutica,
  • Comunicação,
  • Tecnologias de informação,
  • Desenho de produtos adaptados ao ser humano,
  • Cuidados com a saúde física e mental, entre outras.

Objetivo da Ergonomia:

Ergonomia

O objetivo da Ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras para desempenhá-lo visando a otimização do bem-estar e conseqüentemente o aumento da produtividade.

A Ergonomia é dividida como:

  • Ergonomia cognitiva: Conhecida como engenharia psicológica e está relacionada com um conjunto de processos mentais, entre eles a percepção, atenção, cognição, controle motor e armazenamento e recuperação de memória.
  • É analisado o impacto que esses processos têm na interação do ser humano e outros elementos dentro de um sistema. Como a carga mental de trabalho, vigilância, tomada de decisão, desempenho de habilidades, erro humano, interação humano-computador e treinamento.
  • Ergonomia organizacional: Conhecida como macro Ergonomia, é a parte do pressuposto que todo o trabalho ocorre no âmbito de organizações. Pretende potencializar os sistemas existentes na organização, incluindo a estrutura, as políticas e processos da organização. Como nas áreas específicas de trabalho em turnos, programação de trabalho, satisfação no trabalho, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipe, dentre outros.

Venha para a CAC PERÍCIAS e saiba mais sobre Ergonomia, doença osteomuscular relacionada ao trabalho, elaboração de parecer técnico, ergonomia, esclarecimentos em audiência, esforços repetitivos, formulação de quesitos, indenização por acidente de trabalho, indenização por danos materiais, indenização por danos morais, indenização por doença profissional, insalubridade, justiça do trabalho, laudos periciais em processos trabalhistas.

Saiba mais sobre Ergonomia

Ligue para (11) 2381-9263 ou entre em contato por email.
Tags desta página: Ergonomia Aeronáutica, Ergonomia Comunicação, Ergonomia Tecnologias de Informação, Ergonomia Cuidados com a saúde física, Ergonomia Cuidados com a saúde mental., Ergonomia.
O texto acima "Ergonomia" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.


Produtos relacionados a :

Ergonomia
CAC Perícias Médicas & técnica - - Rua Municipal, 30 - Sala 203 - Centro - São Bernardo do Campo/SP - CEP: 09710-210
Yaslip - Marketing de busca W3C XHTML 1.0 - Site Desenvolvido nos padrões W3C Site Desenvolvido nos padrões W3C

Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.